A Era da Pós-verdade

Para entender o que é pós-verdade para além do fenômeno das fake news, precisamos dar um passo atrás e investigar as noções de verdade e suscitar um debate filosófico e comunicacional.

Preço

de R$ 520 por R$ 312

Início

18 de nov de 2020

Duração

22h

Professor

Fernando Strongren

É mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB); possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e graduação em Jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração (2014). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação (PPG-FAC), da Universidade de Brasília (UnB), com a pesquisa "Internet e Fake News: a desordem informacional na Era da Internet". Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em História da Comunicação, Teoria do Meio, Jornalismo e Sociedade, História do Jornalismo e Teoria e Ética do Jornalismo.

Palestrante

Mariana Cerigatto

Doutora em Ciência da Informação pela Unesp. Fez período de pesquisa na Universidad Politecnica de Valencia (Espanha), no programa de Doutorado em Industrias de la Comunicación y Culturales (participante do Europe and Latin America Sustainable Innovation and Knowledge Academic Network - EuroInkaNet Project/Erasmus Mundus Programme/European Commission). Desenvolveu pesquisas ainda na Universidad de Huelva (Espanha), no programa de Comunicação, com auxílio da Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado - AUIP, na linha de educomunicação. Cursou Análise do Discurso, na faculdade de Letras e Educação da Universidad Nacional de Cuyo - Argentina, com apoio da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). É mestre em Comunicação, Informação e Educação em Televisão Digital pela Unesp, campus de Bauru. Possui formação em jornalismo pela Universidade Sagrado Coração (USC). Atualmente é professora titular no programa de pós graduação em Educação da Universidade Tiradentes em Aracaju-SE, na linha de pesquisa de Educação e Comunicação.

Palestrante

Pedro Bravo

Doutorando em Filosofia pela USP. Mestre, Bacharel e Licenciado em Filosofia pela UNESP - Marília. Graduação-sanduíche e estágio de pesquisa durante o mestrado na Université Lille 3. Membro do corpo editorial da Revista Kínesis (UNESP). Interesses de pesquisa: Filosofia geral das ciências e Epistemologia.

Fernando Strongren

depoimentos

Sobre o curso

Fake news, desinformação, deep fake, teorias da conspiração, negacionismo científico. Cercados de informações por todos os lados, cada dia mais parece que estamos nos sufocando em meio a informações falsas ou, na melhor das hipóteses, duvidosas. Como a Sociedade da Informação desdobrou-se na Era da Pós-Verdade? Essa é uma questão que muitos têm se colocado nos últimos e nesse curso buscaremos compreender esse fenômeno com uma perspectiva transdisciplinar.

Ao longo de nove encontros, iremos nos colocar no cruzamento da Filosofia com a Comunicação, pensando na origem da ideia de verdade e também na origem das ideias de verdades; iremos analisar como as “verdades” agem sobre a democracia e sobre a ação humana; nas mudanças no jornalismo e nos meios de comunicação e sua ligação com nossa crença na verdade dos fatos; nas discussões contemporâneas sobre a relação entre pós-verdade, fake news, desinformação, teorias da conspiração e negacionismo científico; além de possíveis caminhos para seguir, como o da educação midiática.

Aula Magna·

A Era da Pós-Verdade: fruto da modernidade ou fenômeno contemporâneo?Pós-verdade para além das fake news. Os elementos que compõe a Pós-Verdade: fake news, deep fake, teorias da conspiração, negacionismo científico, desinformação.

Aula 1

· A sombra e a luz: A verdade como problema da filosofia· A verdade do mundo: objetividade vs. construção social

Aula 2

· A verdade sobre o mundo: conhecimento e ação política na origem da democracia moderna; A ética comunicacional de Habermas e a busca cooperativa pela verdade

Palestra

O negacionismo científico - Pedro Bravo de Souza

Aula 3

Desinformação, fake news e Pós-Verdade: uma questão discursiva ou tecnológica?

Palestra

A educação para mídia como caminho de superação para a desinformação - Mariana Cerigatto

Aula 4

A verdade e a verossimilhança: um trajeto sobre a estética do verdadeiro.

Aula 5

Para além da pós-verdade: horizontes futuros e caminhos possíveis

Aula 6

Encerramento

plano de estudos

- Certificado
- Material didático
- Plataforma digital de ensino
- Grupo no Telegram
- Feedbacks pessoais

o que está incluso

Aulas pelo Zoom. On-line e ao vivo (gravado para quem perder as aulas), duas vezes por semana, às segundas e quartas, às 20h.

detalhes dos encontros

  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter
  • Facebook
  • LinkedIn

secretaria@escoladehumanas.com.br

CNPJ

38.732.614/0001-3

Asa Norte
CEP: 70845-050 Brasília DF

©2020 por Escola de Humanas