Oficina de Jornalismo na era da Pós-Verdade

Para entender o que é pós-verdade para além do fenômeno das fake news, precisamos dar um passo atrás e investigar as noções de verdade e suscitar um debate filosófico e comunicacional.

Preço

R$ 80

Início

5 de jul de 2021 (seg), 19h

Duração

8h

Oficina Jornalismo pos-verdade

Professor

Fernando Strongren

É mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB); possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e graduação em Jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração (2014). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação (PPG-FAC), da Universidade de Brasília (UnB), com a pesquisa "Internet e Fake News: a desordem informacional na Era da Internet". Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em História da Comunicação, Teoria do Meio, Jornalismo e Sociedade, História do Jornalismo e Teoria e Ética do Jornalismo.

Oficina Jornalismo pos-verdade

Oficina Jornalismo pos-verdade

Oficina Jornalismo pos-verdade

Fernando Strongren

depoimentos

Oficina Jornalismo pos-verdade

Oficina Jornalismo pos-verdade

Oficina Jornalismo pos-verdade

Oficina Jornalismo pos-verdade

Sobre o curso

Fake news, desinformação, deep fake, teorias da conspiração, negacionismo científico. Cercados de informações por todos os lados, cada dia mais parece que estamos nos sufocando em meio a informações falsas ou, na melhor das hipóteses, duvidosas. Como a Sociedade da Informação desdobrou-se na Era da Pós-Verdade? Essa é uma questão que muitos têm se colocado nos últimos e nesse curso buscaremos compreender esse fenômeno com uma perspectiva transdisciplinar.

Ao longo de nove encontros, iremos nos colocar no cruzamento da Filosofia com a Comunicação, pensando na origem da ideia de verdade e também na origem das ideias de verdades; iremos analisar como as “verdades” agem sobre a democracia e sobre a ação humana; nas mudanças no jornalismo e nos meios de comunicação e sua ligação com nossa crença na verdade dos fatos; nas discussões contemporâneas sobre a relação entre pós-verdade, fake news, desinformação, teorias da conspiração e negacionismo científico; além de possíveis caminhos para seguir, como o da educação midiática.

Aula Magna

A Era da Pós-Verdade: fruto da modernidade ou fenômeno contemporâneo?Pós-verdade para além das fake news. Os elementos que compõe a Pós-Verdade: fake news, deep fake, teorias da conspiração, negacionismo científico, desinformação.

Aula 1

- A verdade do mundo: objetividade vs. construção social. Ação política na origem da democracia moderna

Aula 2

- Desinformação, fake news e Pós-Verdade: uma questão discursiva ou tecnológica?

Aula 3

- A verdade e a verossimilhança: um trajeto sobre a estética do verdadeiro.

Aula 4

- Para além da pós-verdade: horizontes futuros e caminhos possíveis

plano de estudos

- Certificado
- Material didático
- Inscrições limitadas

o que está incluso

Aulas pelo Zoom on-line e ao vivo (gravado para quem perder as aulas), nos dias 5, 6, 7 e 8 de julho, às 19h.

detalhes dos encontros